Destaques

Zoológico de João Pessoa/PB segue fechado e reforça segurança após ataque de leoa

Zoológico de João Pessoa/PB segue fechado e reforça segurança após ataque de leoa

Com informações do Blog do Márcio Rangel

Uma semana após a morte de Gerson de Melo Machado, que entrou no recinto de uma leoa e acabou sendo atacado, o Parque Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, permanece fechado e passa por um rigoroso reforço nas medidas de segurança. A reabertura do zoológico ainda não tem data confirmada, mas a previsão é de que ocorra dentro de aproximadamente dez dias, com controle de acesso e número limitado de visitantes.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, informou que o parque adotará novas ações de educação ambiental e ampliará o monitoramento do fluxo de pessoas nos recintos. Segundo ele, serão instaladas câmeras de segurança equipadas com inteligência artificial, e os servidores passarão por treinamentos adicionais, incluindo preparação para situações de emergência.

Silveira ressaltou que o recinto da leoa já atende e até supera as exigências das normas ambientais, contando com cerca de sete metros de altura, sendo seis metros de muro e uma mureta inclinada de um metro. O local também já possuía câmeras de monitoramento, além da presença de agentes ambientais e guardas municipais.

O secretário confirmou ainda que o Parque Zoobotânico Arruda Câmara deve retomar as atividades em até dez dias. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, também deverá realizar uma vistoria no zoológico para verificar as condições de funcionamento.

As novas medidas são consideradas preventivas. A gestão pretende reforçar a triagem, aumentar o número de agentes ambientais para orientar os visitantes e intensificar a sinalização. Embora pareça óbvio colocar placas avisando para não se aproximar dos recintos ou não alimentar os animais, muitas pessoas ainda descumprem essas recomendações. Por isso, será necessário fortalecer essas práticas e ampliar as barreiras de segurança para inibir esse tipo de situação, indo além do simples cumprimento das normas, segundo o secretário.