Destaques

Valorização da pessoa idosa: ações da SEMAS de Campina Grande são destaques no Mobilicast

Valorização da pessoa idosa: ações da SEMAS de Campina Grande são destaques no Mobilicast

Com informações do Blog do Márcio Rangel

Nesta semana, Campina Grande celebra a Semana de Valorização da Pessoa Idosa com uma programação especial através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Em entrevista ao Mobilicast nesta quarta-feira (02), Rosemary Torres, gerente da Pessoa Idosa da SEMAS, destacou a importância do “Dia D de Ação Intersetorial”, que mobiliza diversas áreas da gestão pública em prol da população idosa do município. Para ela, o respeito às pessoas idosas deve ser um compromisso diário e não apenas lembrado em datas comemorativas.

Rosemary reforçou o papel dos grupos de convivência como espaços de protagonismo e empoderamento para os idosos. Em Campina Grande, mais de 62 mil pessoas idosas vivem atualmente na cidade, segundo o Censo de 2022. Diante disso, a SEMAS vem fortalecendo o trabalho da Gerência da Pessoa Idosa com ações como a emissão da Carteira da Pessoa Idosa (que garante gratuidade em transportes interestaduais), projetos de prevenção, orientação e encaminhamentos, além de atividades ofertadas no Centro de Convivência do Idoso, que já conta com 382 pessoas cadastradas. No local, os participantes têm acesso diário a oficinas pedagógicas, atividades culturais, atendimento psicológico, de enfermagem e fisioterapia.

Apesar dos avanços, Rosemary reconhece que ainda há desafios importantes a enfrentar. Segundo ela, mobilidade, acessibilidade e saúde mental são áreas que precisam de maior investimento. Ela também chama atenção para as barreiras atitudinais e o etarismo, preconceito contra a pessoa idosa como obstáculos invisíveis, porém persistentes, ao envelhecimento digno.