Destaques

STF começa a julgar nesta sexta-feira denúncia contra Eduardo Bolsonaro

STF começa a julgar nesta sexta-feira denúncia contra Eduardo Bolsonaro

Com informações do Blog do Márcio Rangel

A Primeira Turma do STF passou a analisar, nesta sexta-feira (14), se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Ele é acusado de tentar interferir, nos Estados Unidos, em um processo que envolve o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O julgamento acontece no plenário virtual do Supremo, onde os ministros inserem os votos eletronicamente, e deve seguir até o dia 25 de novembro, salvo pedido de vista ou destaque.

A denúncia apresentada pela PGR aponta que Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo atuaram para intimidar autoridades brasileiras e criar um ambiente de pressão internacional, com o objetivo de interferir no processo que investiga tentativa de golpe. As investigações incluíram, ao longo dos meses, Jair Bolsonaro, Paulo Figueiredo e o pastor Silas Malafaia, após diligências da Polícia Federal e medidas ordenadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Se a Primeira Turma aceitar a denúncia, Eduardo Bolsonaro passa à condição de réu e o caso segue para fase de produção de provas, interrogatórios e julgamento final. Caso rejeite, o processo será arquivado. Em qualquer cenário, há possibilidade de recurso dentro do próprio Supremo.