Com informações do Blog do Márcio Rangel
O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (28), uma resolução que suspende a cobrança de tarifas extras de 40% sobre produtos importados do Brasil. A medida ainda depende da aprovação da Câmara dos Deputados para ser efetivada.
A proposta foi aprovada por 52 votos a 48, com apoio de cinco parlamentares republicanos. O texto determina a revogação imediata das tarifas impostas com base na Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (International Emergency Economic Powers Act – IEEPA).
O grupo responsável pela iniciativa é formado pelo líder democrata Chuck Schumer (Nova York), pelo republicano Rand Paul (Kentucky), pela senadora Jeanne Shaheen (New Hampshire) e pelos senadores Tim Kaine (Virgínia) e Ron Wyden (Oregon).
De acordo com os autores da resolução, não existe uma crise econômica que justifique medidas emergenciais contra o Brasil, uma vez que a balança comercial entre os dois países é positiva para os Estados Unidos. Eles também ressaltam que as tarifas contribuem para o aumento dos preços pagos pelos consumidores americanos.
Por @danielvidaljornalista






