Destaques

Professores da UEPB decidem manter greve após nova assembleia

Professores da UEPB decidem manter greve após nova assembleia

Com informações do Blog do Márcio Rangel

Os professores da UEPB realizaram, nesta terça-feira (14), uma assembleia de greve, no auditório da Assembleia Legislativa, onde avaliaram o movimento e decidiram continuar paralisados. Além de avaliações positivas sobre a adesão e a mobilização da categoria, os docentes também apresentaram propostas de intensificação das atividades da greve e da busca de negociação.

Os professores da UEPB estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 22/09 e os mesmos relatam que há cerca de um ano as negociações estavam suspensas por parte do governo estadual.

Os docentes reivindicam o pagamento do retroativo das progressões de carreira, a recomposição do orçamento da universidade, com o cumprimento da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004),a realização de novos concursos para professor efetivo, já que a universidade ainda possui um número elevado de docentes temporários, a convocação dos selecionados e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%, acumuladas nos últimos 4 anos.
Os profissionais da educação dizem que a dívida do retroativo das progressões de carreira já ultrapassa mais de R$ 75 milhões, sem uma atualização, e é referente ao período de 2018 a 2023, quando ocorreu um congelamento nas progressões de carreira.