Destaques

PL de Valéria Aragão busca criar Centro de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia, em Campina Grande/PB

PL de Valéria Aragão busca criar Centro de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia, em Campina Grande/PB

Com informações do Blog do Márcio Rangel

O mandato da vereadora Valéria Aragão (Republicanos) segue trabalhando firme na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida da população de Campina Grande, pensando nisso protocolou o Projeto de Lei (PL) nº 1338/2025 que busca criar Centro Especial de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia na cidade.

Como justificativa para o PL ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, Valéria afirma que a propositura é uma iniciativa de grande relevância social, sanitária e humanitária.

“A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dores
musculares generalizadas, fadiga intensa, distúrbios, depressão e outras manifestações que comprometem de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. Apesar de sua alta incidência, ainda existe grande dificuldade de acesso a atendimento multidisciplinar para essas pessoas, especialmente na rede pública de saúde”, argumentou Valéria.

A vereadora pontuou também que garantir um espaço para as pessoas diagnosticadas com fibromialgia será um avanço importante para a saúde de Campina Grande.

“É indispensável a existência de uma estrutura específica com esse objetivo e missão. A criação do Centro Especial permitirá um atendimento mais eficaz, humanizado e integrado, reduzindo o sofrimento dos pacientes e promovendo sua reabilitação física e emocional. Além do impacto direto na saúde, a iniciativa contribui para a redução de afastamentos do trabalho, diminuição da sobrecarga nos serviços de urgência, fortalecimento da atenção básica e otimização dos recursos públicos, ao concentrar o atendimento especializado em uma unidade de referência”, disse a vereadora.

O PL apresentado por Valéria detalha como a estrutura deve funcionar:

  • Consultas médicas especializadas;
  • ⁠Acompanhamento psicológico;
  • ⁠Atendimento fisioterapêutico;
  • ⁠Terapia ocupacional;
  • ⁠Orientação nutricional;
  • ⁠Atividades educativas e de apoio aos pacientes e familiares.

Conforme Valéria, o projeto deve ser votado ainda este ano, antes do recesso e, caso aprovado, será enviado para o gabinete do prefeito de Campina Grande sancionar.

Ascom — Valéria Aragão