Com informações do Blog do Márcio Rangel
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Nacional Proteção Integral III, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos, principalmente, no ambiente virtual. A ação é coordenada pela PF em parceria com as Polícias Civis de 16 estados, incluindo a Paraíba. No estado, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de investigados por armazenamento e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores de idade.
Ao todo, estão sendo cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva em todo o país. Até o momento, a operação resultou em 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e ao menos uma vítima resgatada, segundo informações atualizadas pela Polícia Federal. Na Paraíba, os alvos foram identificados por meio do monitoramento de redes de compartilhamento de arquivos ilegais, com o apoio de inteligência cibernética. A quantidade exata de mandados cumpridos no estado ainda não foi divulgada.
A operação envolve mais de 890 agentes de segurança em todo o Brasil, sendo 617 policiais federais e 273 policiais civis. Esta é a terceira fase da Proteção Integral, que já teve edições realizadas em março e maio deste ano. Segundo a PF, somente em 2025, entre janeiro e setembro, já foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão contra condenados por crimes sexuais. A corporação também reforça a importância de que pais e responsáveis acompanhem o uso da internet por crianças e adolescentes, mantendo diálogo aberto e atento aos riscos do ambiente online.