Com informações do Blog do Márcio Rangel
A Operação Lux foi realizada nesta quinta-feira (27) para desarticular uma organização criminosa que atuava de forma estruturada na região metropolitana de João Pessoa. A investigação apontou a existência de um núcleo responsável pelo tráfico de drogas, pela lavagem de capitais e por atividades correlatas, com divisão de funções entre setores operacionais e financeiros.
As ordens judiciais incluem 11 prisões preventivas, buscas, apreensões e sequestro de bens. As diligências ocorreram em residências e estabelecimentos ligados aos investigados na capital paraibana, além de um alvo situado em São Paulo. As medidas têm como objetivo interromper a articulação entre integrantes custodiados e comparsas em liberdade, responsável pela manutenção do esquema interestadual.
A ação contou com apoio técnico de órgãos de investigação e análise criminal, que ampliaram o aprofundamento das informações financeiras e estruturais da facção. As apurações envolvem crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de capitais e delitos patrimoniais, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos. O nome “Lux”, que significa “luz”, faz referência à exposição da estrutura clandestina que sustentava as atividades ilícitas.






