Com informações do Blog do Márcio Rangel
A atuação da Guarda Civil Municipal de Campina Grande foi explicada pelo guarda Rosilberto Moura, durante entrevista ao Mobilicast. Com sede na Rua Major Belmiro e funcionamento ininterrupto, a Guarda conta com 92 agentes distribuídos entre patrulhamento preventivo (84), serviços administrativos e projetos como a Ronda da Mulher, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher. A corporação realiza ações na zona urbana e dependendo das demandas também nos distritos, fortalecendo a presença do poder público em diversas áreas da cidade.
Segundo Rosilberto, a instituição tem avançado significativamente em estrutura e qualificação. A chegada do novo comandante, Roberto Alcântara, possibilitou melhorias como a nova sede, melhores condições de trabalho, além de viaturas, coletes balísticos e uniformes modernos. Há também a expectativa pela autorização do uso de armamento, o que seria uma importante medida diante das situações de risco enfrentadas pelos agentes. A mudança, no entanto, depende de aprovação legal e qualificação específica.
Capacitação contínua também tem sido uma prioridade da corporação. A Guarda tem participado de treinamentos e fortalecido parceria com outras instituições, a exemplo da STTP, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e até instituições de outras cidades e estados. O Mobilicast é apresentado pelo jornalista Astrogildo Pereira, todas as quintas-feiras, às 20h, nas multiplataformas do Blog do Márcio Rangel, com transmissão simultânea pela rádio Ypuarana FM 87.9.