Com informações do Blog do Márcio Rangel
O ministro do Turismo, Celso Sabino, decidiu deixar o governo Lula. Ele informou ao presidente, nesta sexta-feira (19), no Palácio da Alvorada, que apresentará sua demissão nos próximos dias.
Sabino, deputado federal eleito pelo Pará e filiado ao União Brasil, reassumirá sua cadeira na Câmara após dois anos no comando do Turismo. A decisão ocorre em meio à pressão do partido, que aprovou uma resolução exigindo a saída imediata de todos os filiados que ocupam cargos na gestão federal. O descumprimento pode resultar em punições internas, incluindo a expulsão.
Na conversa com Lula, o ministro disse que pretende permanecer em atividades oficiais do ministério até a próxima semana. Ele entregará a carta de desligamento assim que o presidente retornar de viagem a Nova York, marcada para a Assembleia Geral da ONU. O retorno está previsto para quinta-feira (25).
Embora tenha tentado negociar sua permanência até a realização da COP30, em novembro, em Belém, Sabino não conseguiu reverter a decisão partidária.
Por @danielvidaljornalista