Com informações do Blog do Márcio Rangel
A Prefeitura de Campina Grande confirmou, nesta segunda-feira (22), o diagnóstico de raiva humana em um homem de 50 anos que está internado em estado grave no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Segundo a gestão municipal, exames laboratoriais confirmaram a doença, considerada rara e grave. Apesar do quadro crítico, a prefeitura informou que houve melhora em alguns parâmetros clínicos do paciente nas últimas 12 horas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem foi mordido por um sagui no mês de setembro, mas não procurou atendimento médico após o ataque. A orientação é que qualquer contato com mordida ou arranhão de animal silvestre seja avaliado imediatamente por profissionais de saúde, para início do tratamento pós-exposição, que pode evitar o desenvolvimento da doença.
O paciente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob sedação profunda e ventilação mecânica, com acompanhamento contínuo de equipes multiprofissionais. A prefeitura informou ainda que o caso é tratado como alerta de saúde pública, acompanhado pelo Governo Federal, que deve auxiliar no envio de medicamentos e no suporte ao tratamento.






