Destaques

Fuzis apreendidos no RJ são idênticos aos utilizados por forças armadas de Brasil, Argentina, Venezuela e Peru

Fuzis apreendidos no RJ são idênticos aos utilizados por forças armadas de Brasil, Argentina, Venezuela e Peru

Com informações do Blog do Márcio Rangel

O arsenal com 91 fuzis apreendido na grande operação realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão revelou um detalhe preocupante: entre as armas encontradas, há exemplares que pertenciam a exércitos da Venezuela, Argentina, Peru e também do Brasil.

O delegado Vinicius Domingos, da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos, explicou que a descoberta não é inédita, mas reforça a dimensão do problema.
“Chamou nossa atenção, embora não seja algo novo, a presença de fuzis de forças armadas não apenas do Brasil, mas também de outros países da América do Sul”, afirmou.

A perícia identificou insígnias e marcas gravadas nas armas que ajudam a polícia a compreender o poder bélico das facções e a possível conexão do Comando Vermelho com grupos criminosos de outros estados. Todo o material será submetido a análises detalhadas para rastrear a origem, as rotas de entrada e os intermediários responsáveis pelo fornecimento. Fuzis em bom estado poderão ser incorporados ao armamento das forças de segurança.

Segundo os investigadores, muitos fuzis trazem inscrições, desenhos e iniciais que remetem a facções, apelidos de traficantes e até a crimes específicos.

Por @danielvidaljornalista