Destaques

FLIC 2025 terá abertura no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande e programação em diversos espaços da cidade

FLIC 2025 terá abertura no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande e programação em diversos espaços da cidade

Com informações do Blog do Márcio Rangel

A VIII Feira Literária Internacional de Campina Grande (FLIC) será realizada de 10 a 16 de novembro, em diferentes pontos da cidade, como escolas, universidades e o Parque da Criança. A grande novidade desta edição é a chegada da feira ao Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), que será palco da abertura oficial da programação aberta ao público, na sexta-feira, 14 de novembro, e de toda a agenda do sábado, 15 de novembro.

Criada em 2018, a FLIC tem como objetivo formar novos leitores e celebrar a literatura em diálogo com outras expressões artísticas. O evento já se consolidou como um dos mais importantes do calendário cultural da região e, ao longo das edições, trouxe a Campina Grande escritores de destaque, como Itamar Vieira, Raphael Montes, Xico Sá, Aline Bei, Zack Magiezi, Anja Stefan (Eslovênia) e Jon Stale (Noruega). Desde então, foram lançados mais de 250 livros de autores de 12 estados brasileiros.

Além da programação aberta ao público, a feira promove ações educativas durante todo o ano, como o Leitura Viva, em que alunos de escolas públicas e do Instituto Federal estudam obras de escritores paraibanos, e o Repórter Literário, realizado em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Em 2025, 2.560 estudantes de 32 escolas participam dessas iniciativas.

Segundo a organização, a FLIC reafirma seu compromisso de tornar Campina Grande uma cidade cada vez mais leitora, levando a literatura para diferentes espaços e públicos.

A edição de 2025 conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria Estadual de Educação, Ministério Público do Trabalho da Paraíba, Procon Campina Grande, Unifacisa, Museu de Arte e Ciência de Campina Grande, Experaí Criativa e Livraria Paulus.