Destaques

Fila do INSS chega ao maior nível da história, com quase 3 milhões de pedidos em análise

Fila do INSS chega ao maior nível da história, com quase 3 milhões de pedidos em análise

Com informações do Blog do Márcio Rangel

A fila do INSS atingiu o maior patamar já registrado: são 2,862 milhões de solicitações de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade aguardando resposta. De janeiro a novembro, os novos pedidos aumentaram 23%, e a média mensal já chega a 1,3 milhão.

Entre os casos em espera está o de Danice Matheus de Oliveira, assistente administrativa que pediu aposentadoria por invalidez em 2020, devido a um problema de visão. Após quase cinco anos sem resposta, ela já poderia se aposentar por tempo de serviço.

Metade da fila é composta por pedidos de benefício por incapacidade temporária. No BPC (Benefício de Prestação Continuada), há 897 mil solicitações, com média de espera de 193 dias. Esses processos estão parados desde junho, após decisão judicial que determinou novas regras para o cálculo da renda familiar.

O INSS reconhece a gravidade da situação e afirma que dois terços dos processos dependem de fatores externos, como a perícia médica federal e atualizações no sistema para adequação à biometria e às novas regras de cálculo. O Nordeste concentra o maior acúmulo, e servidores de outras regiões devem reforçar as análises.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a expectativa é reduzir a fila com a contratação de 500 novos médicos peritos e com a adaptação do sistema às novas regras do BPC, prevista para ser concluída entre o fim de novembro e dezembro.

A partir de sexta-feira (21), a biometria passa a ser obrigatória para novos pedidos de aposentadoria. Para benefícios sociais como pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial, Bolsa Família e salário-maternidade, a exigência do cadastro biométrico foi adiada para maio de 2026.

Por Wanderson Gomes (@w4ndersongomes)