Destaques

Careca do INSS depõe à CPMI sobre fraudes em contracheques de aposentados

Careca do INSS depõe à CPMI sobre fraudes em contracheques de aposentados

Com informações do Blog do Márcio Rangel

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, presta depoimento nesta quinta-feira (25) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes em contracheques de aposentados e pensionistas do INSS. Preso desde 12 de setembro, ele é apontado pela Polícia Federal como o principal operador de um esquema que desviou milhões de reais por meio de descontos ilegais aplicados sem autorização nos benefícios de segurados.

Durante a operação Sem Desconto, a Polícia Federal apreende 14 veículos de luxo ligados a Antunes, avaliados em R$ 6,3 milhões, segundo a tabela Fipe. Os carros e motos estavam em nome do investigado ou de empresas associadas a ele, e as apreensões ocorreram em três fases da investigação. A expectativa é que os bens sejam usados para ressarcir aposentados prejudicados pelos descontos indevidos.

Antunes decide falar à comissão após familiares e pessoas próximas a ele serem convocados. Ele chega a confirmar presença na CPMI para a última terça-feira (23), mas a oitiva foi adiada para esta quinta, por decisão do presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG). A participação ocorre sob autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu que ele escolhesse se compareceria ou não.