Com informações do Blog do Márcio Rangel
Por: Beatriz Virgínia
Bares e restaurantes de João Pessoa passarão, nos próximos dias, por ações educativas e de fiscalização com o objetivo de prevenir casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. A medida foi definida durante uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Procon de João Pessoa, diante do aumento de notificações desse tipo de intoxicação no país.
Na primeira etapa, os proprietários dos estabelecimentos receberão orientações sobre os riscos da ingestão de metanol, os prejuízos à saúde e como identificar bebidas possivelmente adulteradas. Em seguida, as equipes darão início à fiscalização para detectar a presença da substância, que, se consumida, pode ser fatal.
Embora João Pessoa não tenha registrado nenhum caso até o momento, a Secretaria de Saúde informou que fará o monitoramento de pacientes que apresentem sinais clínicos compatíveis com a intoxicação, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. Até esta quinta-feira (01), foram notificados 52 casos no país, sendo 39 em São Paulo e 4 ainda em investigação em Pernambuco.






