Com informações do Blog do Márcio Rangel
A importância da integração entre as ações de saúde pública e a preservação do meio ambiente foi abordada no episódio do MRCast Sustentabilidade: “No Tom da Conversa”, exibido nesta segunda-feira (20). O convidado foi Hércules Lafite, diretor da Vigilância Ambiental de Campina Grande, que conversou com o apresentador Tony Ambientalista sobre como a atuação da pasta vai muito além do combate à dengue, estando diretamente ligada à saúde coletiva da população.
Lafite explicou que a Vigilância Ambiental atua com cerca de 239 profissionais, entre técnicos e agentes de endemias, que, faça chuva ou sol, estão diariamente nas ruas realizando visitas e ações educativas. Os agentes visitam casas, escolas, associações, estabelecimentos e pontos estratégicos, onde, frequentemente, são encontrados focos do mosquito Aedes aegypti. Além disso, a pasta conta com um laboratório e equipes específicas para atuar no controle da qualidade da água, na orientação sobre os riscos de doenças representadas por animais urbanos, como pombos e ratos e também em casos de difícil acesso.
Esse esforço tem apresentado resultados positivos: Campina Grande saiu de um índice de alto risco para médio risco no último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), com uma redução de 5,3 para 2,3 pontos. O trabalho de combate inclui ainda ações de desratização, dedetização e parcerias com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. O episódio completo já está disponível no canal da MR TV no Youtube e nas demais plataformas do Blog do Márcio Rangel.