Com informações do Blog do Márcio Rangel
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (26), durante palestra em São Paulo, que o encontro previsto entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump representa um “primeiro passo” para a resolução do impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos. A reunião deve ocorrer na próxima semana, durante a Assembleia Geral da ONU, e tem como pano de fundo o tarifaço imposto pelos norte-americanos sobre produtos brasileiros.
Alckmin destacou que o comércio exterior precisa ser baseado em benefícios mútuos e regras claras, mas criticou a atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC), que, segundo ele, está paralisada devido à recusa dos Estados Unidos em indicar representantes para sua instância de apelação.
Em declaração recente, Trump elogiou Lula, a quem classificou como “um homem muito agradável”, mencionando uma “excelente química” entre os dois em encontros anteriores. Apesar do tom diplomático, o presidente norte-americano voltou a defender as tarifas impostas ao Brasil, alegando que as medidas estão relacionadas à proteção da soberania e da segurança dos Estados Unidos.