Destaques

Balé Popular de Alcantil estreia espetáculo “Raízes” no teatro municipal em Campina

Balé Popular de Alcantil estreia espetáculo “Raízes” no teatro municipal em Campina

Com informações do Blog do Márcio Rangel

O Balé Popular de Alcantil volta ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, para estreia nacional do Espetáculo Raízes da Cultura Popular.

O espetáculo é uma celebração das tradições nordestinas, reunindo ritmos como reisado, maracatu, xaxado, coco de roda, caboclinho, cavalo-marinho, frevo e forró, em uma coreografia que exalta a ancestralidade, a resistência e a identidade popular.

Balé Popular de Alcantil estreia espetáculo “Raízes” no teatro municipal em Campina

No palco, “Raízes” dá vida a uma vibrante sequência de danças populares que refletem a alma do povo nordestino. A coreografia celebra o reisado, maracatu, xaxado, coco de roda, caboclinho, cavalo-marinho, frevo e o forró, traduzindo em movimento a energia, a fé e a resistência das comunidades que mantêm vivas essas expressões. Cada ritmo é apresentado com autenticidade e emoção, evocando a força da tradição e a beleza da identidade popular.

Mais que uma apresentação de dança, “Raízes” é um ato de celebração e resistência cultural, um convite para o público vivenciar os ritmos, os gestos, as cores e as histórias que moldam a identidade nordestina.

Livre para todas as idades, o espetáculo tem como missão fomentar a valorização da cultura popular e salvaguardar aquilo que temos de mais precioso: nossas Raízes. Para o Balé Popular de Alcantil, esta montagem representa um marco de grandiosidade artística e afetiva, reafirmando o compromisso do grupo com a memória cultural do nosso povo e com a continuidade das tradições que nos definem enquanto comunidade.

Mais do que um espetáculo, “Raízes” é um manifesto dançado, um reconhecimento das heranças culturais que nos sustentam e um grito poético de pertencimento.

O espetáculo tem estreia nesse domingo 28 de setembro às 20h no Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande com entrada gratuita. A montagem, que também marca os 28 anos do grupo, é uma realização Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado Paraíba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Alcantil, através da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, do Centro Cultural Meninos de Alcantil, Pacto Novo Cariri e SEBRAE.

Após a temporada de estreia o Balé Popular de Alcantil representará a Paraíba de 15 a 19 de setembro da 9ª Semana Criativa de Tiradentes – Minas Gerais e em seguida participa do VII FIFAC – Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri de 26 de outubro a 06 de novembro em Taperoá -Paraíba com presença de grupos de 06 países.

Ainda em 2025, Raízes circulará por cidades paraibanas, com apresentações confirmadas em Alcantil, Santa Cecília, Riacho de Santo Antônio, Barra de Santana e Caturité, nos meses de novembro e dezembro.

No elenco nomes já bem conhecidos do publico como Cas Silva, Carla Jaqueline, Maria Juçara, Vanesa Rafaela, Ramon Costa, Irlane Rafaela e Sophia Marques, Iluminação de Napoleão Gutemberg e Coreografia do Coletivo Manifesto Cultura Popular, Produção de Handel Melo e Assistência de Produção de Leonardo Vicente e Livia Almeida, Fotografia de Rondinelle de Paula e Kauan Arruda.

Para o Balé Popular de Alcantil, o espetáculo simboliza não apenas um marco artístico, mas um manifesto em defesa da valorização da cultura popular.