Destaques

FIEPB por Toda a Paraíba: presidente Cassiano Pereira inicia visitas de 2026 na gráfica Santa Marta

FIEPB por Toda a Paraíba: presidente Cassiano Pereira inicia visitas de 2026 na gráfica Santa Marta

Com informações do Blog do Márcio Rangel

Um negócio de origem familiar, com raízes fincadas na Paraíba, que se transformou na maior gráfica das regiões Norte e Nordeste do país. Com uma história de 60 anos, marcada por tradição e vanguarda no mercado, a gráfica Santa Marta foi a primeira empresa visitada em 2026 pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira. A visita marcou o início de mais um ciclo do projeto #FIEPBPorTodaAParaíba, iniciativa que percorre o estado para conhecer de perto a realidade, os desafios e as histórias de empresas que ajudam a construir e a fortalecer o setor industrial paraibano.

Recebido por dois dos quatro sócios da Santa Marta, Ana Arrais e Edson Cunha, Cassiano Pereira visitou a planta industrial de 29.000 m² da empresa, localizada no Distrito Industrial de João Pessoa. Além da unidade paraibana, que conta com 300 colaboradores, a empresa expandiu suas atividades para o estado de São Paulo, onde também gera 200 empregos diretos no município de São Bernardo do Campo. Com essas duas unidades, a Santa Marta consegue produzir todos os materiais que integram a cadeia gráfica, incluindo rótulos, embalagens e material didático.

“É com muita satisfação que iniciamos as nossas visitas de 2026 na Santa Marta, que transformou um legado familiar na maior gráfica das regiões Nordeste e Norte do Brasil. Uma indústria como essa é motivo de muito orgulho não só para a FIEPB, mas para todo o estado da Paraíba. É um exemplo de pioneirismo, inovação, geração de emprego e de oportunidades, que demonstra como empresas paraibanas podem crescer de forma sólida, competitiva e sustentável, contribuindo diretamente para o fortalecimento da nossa economia e para o desenvolvimento industrial do estado”, enfatizou Cassiano Pereira.

Por sua vez, a empresária Ana Arrais, que é uma das sócias da Santa Marta, ressaltou que a visita simboliza um novo momento, com ambiente favorável para a cooperação e, consequentemente, para fomentar um novo ciclo de desenvolvimento da atividade industrial na Paraíba.

“Eu acredito muito, e é um lema que eu tenho, que o nosso país, para crescer, precisa de cooperação. E a sua presença aqui nos traz essa esperança da cooperação, pois sozinhos não fazemos nada. Nós, sozinhos, não entregamos resultados e nem conseguimos dar a longevidade que as nossas empresas precisam. Então, eu saio dessa visita muito entusiasmada com o que realmente nós podemos fazer juntos”, pontuou a empresária, ao citar possibilidades de cooperação para a formação profissional de jovens e o fortalecimento da presença feminina no setor industrial.

Já o empresário Edson Cunha, que além de sócio da gráfica é neto do fundador da Santa Marta, Hortêncio Ribeiro, mencionou a importância dessa aproximação entre a FIEPB e as empresas industriais do estado.

“Nós nunca tivemos o prazer de receber aqui o presidente da Federação das Indústrias. Foi uma grata surpresa entender que tudo o que você pensa para melhorar a indústria paraibana bate com os nossos pensamentos também. As dificuldades são as mesmas, as dores são as mesmas, então a gente precisa da federação mais perto das nossas empresas. Nós queremos estar juntos com você e com a federação para que a gente possa levar a Paraíba a um outro patamar”, explicou Edson Cunha.

Por fim, o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, ressaltou que “essa foi a primeira de um ciclo de visitas que iremos realizar em 2026. Assim como temos feito desde o início desse novo tempo, são visitas que contemplam todas as regiões da Paraíba, com a intenção de conhecer de perto as necessidades de cada segmento, fortalecer o diálogo com o setor produtivo e construir, de forma conjunta, soluções que impulsionem a competitividade, a inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria paraibana”.