Com informações do Blog do Márcio Rangel
A renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entra em vigor nesta sexta-feira (9), após assinatura do ministro dos Transportes, Renan Filho. A medida beneficia motoristas considerados bons condutores, que ficarão isentos de exames presenciais e do pagamento de taxas para renovar o documento.
Segundo o Ministério dos Transportes, o processo será totalmente digital, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A iniciativa faz parte da chamada “MP do Bom Condutor” e tem como objetivo reduzir em até 80% o custo total da habilitação.
O ministro destacou ainda a redução no valor dos exames para os demais condutores. “A média atual é de cerca de R$ 300. Esse valor deve cair para, no máximo, R$ 180”, afirmou.
Para ter direito à renovação automática, o motorista precisa estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e não ter cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Nesses casos, a CNH será renovada automaticamente no vencimento do documento.
As primeiras renovações automáticas já começam a ser liberadas a partir desta sexta-feira.
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)






