Destaques

Deputado Federal é retirado à força da Mesa Diretora na Câmara

Deputado Federal é retirado à força da Mesa Diretora na Câmara

Com informações do Blog do Márcio Rangel

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados após ocupar a cadeira do presidente, Hugo Motta (Republicanos-PB). A remoção foi feita por policiais legislativos, que o deslocaram do assento utilizado pela presidência.

A ocupação ocorreu na tarde desta terça-feira. Glauber, que não integra a Mesa Diretora, afirmou que não deixaria o local como forma de protesto contra o processo de cassação de seu mandato que tramita na Casa. Diante da recusa, equipes de segurança passaram a esvaziar o plenário.

Às 17h34, a TV Câmara interrompeu a transmissão da sessão, e jornalistas foram retirados do ambiente, ficando impedidos de acompanhar a movimentação. Questionada, a assessoria de Hugo Motta declarou que o afastamento da imprensa teria seguido um protocolo interno. No entanto, não informou qual procedimento seria esse nem seus critérios.

Depois de ser removido, Glauber criticou a ação e demonstrou solidariedade aos profissionais de imprensa, alegando que houve agressões e restrições ao trabalho jornalístico. Ele também afirmou nunca ter presenciado um corte de transmissão como o que ocorreu, e cobrou do presidente da Câmara o mesmo rigor que, segundo ele, não foi adotado em outros episódios envolvendo ocupação da Mesa Diretora.

No fim do dia, Hugo Motta anunciou que os deputados deverão avaliar a cassação do mandato de Glauber Braga, acusado de ter agredido um manifestante dentro da Câmara.