Destaques

Estudantes de Direito da Unifacisa de Campina Grande/PB vivem ‘um dia de desembargador’ no TJPB

Estudantes de Direito da Unifacisa de Campina Grande/PB vivem ‘um dia de desembargador’ no TJPB

Com informações do Blog do Márcio Rangel

Estudantes do curso de Direito da Faculdade Unifacisa, de Campina Grande, viveram ‘um dia de desembargador(a)’ no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), nesta quarta-feira (01). Os (as) jovens visitaram o projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua História’, ocasião em que participaram da sessão do Órgão Especial e, logo em seguida, sentaram-se à mesa do Pleno.

No Pleno, os alunos foram recebidos pelo desembargador Abrahan Lincoln, decano da Corte, que estava pesidindo a sessão do òegão Espcial.

A visita foi felicitada pelos desembargadores e desembargadoras presentes à sessão, que fizeram questão de destacar a importância da aula de campo para a familiarização dos estudantes ao meio em que, logo em breve, estarão presentes.

O diretor especial do TJPB, Robson de Lima Cananéa, fez uma explanação sobre o funcionamento dos julgamentos no Pleno e nas Câmaras e tirou as dúvidas dos alunos. A visita foi mediada pelos servidores Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana.

O professor doutor, Breno Wanderley, coordenou a turma e agradeceu ao Judiciário paraibano por abrir as portas para o contato direto com a Justiça. “Na sala de aula nós levamos a teoria, e é aqui, trazendo os alunos para ver na prática como se julgam os processos em segundo grau, que vemos a prática. É uma experiência muito importante para cada um deles”, disse.
Conheça o Palácio da Justiça – O prédio sede do Judiciário destina alguns de seus espaços ao Museu do Poder Judiciário do Estado da Paraíba. Um ambiente repleto de história e cultura, onde é possível explorar um acervo cuidadosamente preservado, que revela parte da trajetória da Justiça paraibana.

A Comissão de Cultura e Memória tem a atribuição de preservar, divulgar e promover a história e a cultura jurídica do Poder Judiciário do Estado da Paraíba. O Museu é um dos espaços de memória do Poder Judiciário estadual administrado pelo presidente da Comissão de Cultura e Memória, Desembargador Onaldo Rocha de Queiroga.

Atualmente o Museu é composto por cinco espaços abertos à visitação: sala de exposição do Hall Térreo, com exposição de alguns itens de documentação histórica; Hall Superior do Palácio, com a representação de uma sala de audiência e um gabinete do juiz, além de telas do artista paraibano Flávio Tavares; Sala Histórica de Sessão do Tribunal Pleno; Salão Nobre; e Cripta de Epitácio Pessoa.

A visita Monitorada ocorre sempre a partir das 9:00 horas, segundo agendamento prévio, através dos canais de comunicação do Museu: whatsapp (83) 98657-7058, e-mail [email protected] e instagram @museutjpb. As visitas individuais e espontâneas são livres. Os visitantes que participam da visita monitorada recebem certificado de participação.

Por Nice Almeida

Fotos: Ednaldo Araújo