Com informações do Blog do Márcio Rangel
A CBF anunciou mudanças no calendário do futebol brasileiro, com destaque para a ampliação da Série D. A partir de 2026, a Quarta Divisão passará a contar com 96 clubes, 32 a mais que o atual formato.
A expansão beneficiará os 32 times que alcançarem a segunda fase da Série D de 2025, que garantirão vaga direta na edição seguinte. Como quatro dessas equipes conquistarão o acesso à Série C, a CBF pretende substituir essas vagas distribuindo-as a quatro federações, conforme o Ranking Nacional de Federações (RNF) que será divulgado no fim do ano.
Além desses pré-classificados, os 64 clubes restantes seguirão os critérios já adotados desde 2022, que incluem rebaixados da Série C, número de vagas por federação conforme o RNF, e representantes estaduais. Estados com apenas um clube atualmente — como Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Amapá — devem ganhar uma vaga extra.
Apesar da ampliação, o calendário da Série D será mantido com 24 datas, entre 5 de abril e 13 de setembro. O novo formato prevê 16 grupos com seis times, classificação de quatro por chave, e disputas eliminatórias a partir da segunda fase. Os seis melhores times conquistarão o acesso à Série C, e o campeão garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
Com as novas regras, 92 clubes já estariam garantidos na Série D de 2026, incluindo tradicionais como América-RN, Portuguesa e Sampaio Corrêa. Os demais virão por classificações estaduais, copas regionais e o novo critério do RNF.